RSS

Novas câmaras 4K da Sony

14 Nov

Agora que o mercado começa a ficar saturado de equipamentos 2K (menos, é claro, em Portugal), que hão-de os fabricantes fazer à vida? 4K!

Vai ser a loucura deste Natal: televisões 4K! Filmes 4K! Restauros 4K!

Bom, nos restauros a loucura até vai ser o 8K, com o “Lawrence da Arábia”. nas palavras da Sight and Sound, “vêm-se coisas a mais!”.

A Sony, tentando ter um argumento de vendas inexcedível em relação aos jovens lobos da RED e aos connaisseurs da Arri, apostou há dois anos na guerra dos números e não foi de modas, pôs cá fora uma câmara 8K (a F65)

Finalmente decidiram-se a trazer essa tecnologia para 4K e para preços mais realistas com a F5 e a F55

Sony F5 and F55 announced

Eu sou mais céptico – quando o 4K ficar ao preço do 2K, 10% dos filmes serão em 4K – para os outros, “2K chega e vamos é fazer mais filmes!”, porque a informação que existe numa cópia positivo em filme é 2K ou apenas ligeiramente superior (se for tirada directamente por contacto do negativo ).

Estas câmaras são uma etapa nova para a Sony porque trazem o RAW proprietário da Sony para um nível de preço muito mais acessível que o porta-aviões F65, ao mesmo tempo que começam a reflectir a necessidade de poupar nas chatices da pós-produção. Um exemplo: um dos formatos de captura disponível na câmara é RAW+MPEG2 4:2:2 50Mbit com metadados idênticos, o que na Alexa exige um gravador específico (Codex). Can I hear an Hallelujah, my friends?!!

Este RAW é 16-bits linear, tirado de um sensor 4K. O facto de ser 16-bits linear como na F65 facilita o trabalho com o espaço de cor ACES, que também é 16bits linear e será de futuro o espaço de cor de trabalho e arquivo dominante – é um espaço de cor trabalhado pela Sociedade Americana de Cinematógrafos, criado para facilitar o trabalho de rodagem-rushes-grading, para incorporar todos os outros espaços de cor e permitir conversões sem perdas entre eles.

ACES – Academy Color Encoding Specification

The ACES Color Space: The Gamut to End All Gamuts

All About ACES

About these ads
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 14 de Novembro de 2012 in Câmara, Pós-Produção, Rodagem

 

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d bloggers like this: